Virou líder mas não sabe o que fazer? Esse artigo é para você!

Virei Líder, e agora? • Blog do WeHelp - Net Promoter Score NPS® e CX


Muito se fala sobre a importância da liderança no mundo corporativo.

O assunto é pauta em cursos de performance, dentro das organizações, estudos e livros de gestão. Você sabe o que de fato é um líder?

O que é preciso para se tornar um líder de equipe? As informações são tantas que podem até confundir.

O artigo de hoje traz as principais dicas sobre liderança e quais são os passos para se tornar um bom líder de equipe.

Afinal, o que é e o que faz um líder de equipe?

O líder de equipe tem papel fundamental dentro de qualquer organização. É o elo mais forte entre colaboradores e os objetivos da empresa.

Ter um profissional que estimula a comunicação e o bom relacionamento entre os colaboradores faz toda a diferença para empresas que buscam bons resultados.

O colaborador que busca liderar equipes precisa se atentar a indicadores e a desenvolver seus liderados, acompanhar processos e produtividade de departamentos, elaborar relatórios de resultados, além de liderar e orientar as atividades para o grupo.

A importância do líder de equipes em uma organização

A empresa focada apenas em lucro e produtividade, na grande maioria das vezes, possui uma saúde organizacional fraca.

Os elos se rompem com facilidade e o resultado disso é a alta rotatividade de colaboradores, conhecido no mundo corporativo como turnover.

Neste contexto, o objetivo principal de lucro e produtividade se perde, pois demissões, contratações e treinamentos de novos colaboradores refletem diretamente no caixa e nas entregas da empresa.

Um líder de equipe oferece um ambiente saudável para o desenvolvimento profissional de seus liderados.

É ele quem motiva o pessoal, cria as estratégias e melhores práticas para a condução da equipe e alinha as expectativas da equipe com os objetivos da organização.

Com a sua orientação, é possível alcançar mais qualidade nos processos, aumento real na produtividade, comprometimento com os resultados, redução do turnover (rotatividade de funcionários) e demais custos relacionadas a demissões e recrutamento.

Quais são as principais características de um líder?

A coach especializada em desenvolvimento humano e organizacional, Bibianna Teodori, acredita que bons líderes de equipe possuem uma linha de comportamento em comum, fundamental para o sucesso de suas atribuições.

Já José Roberto Marques, coach referência no Brasil e diretor do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), afirma que “líderes não surgem por acaso”, e em geral, o profissional possui características marcantes e específicas para a área.

Conheça as principais características de um líder de equipe:

Sempre oferece feedback

Realize reuniões periódicas com a equipe, pois esses momentos são essenciais para oferecer feedback das atividades e desenvolvimento de cada um dos profissionais da empresa.

É uma das melhores estratégias para garantir que a engrenagem corporativa funcione corretamente.

Vale lembrar que o contrário também é bem-vindo: peça feedback aos seus liderados, afinal, eles serão os primeiros impactados com as ações do trabalho do líder.

Reconhece os méritos

Você conhece a Pirâmide de Maslow?

Para os estudantes dos cursos de administração, psicologia e marketing, a teoria criada por Abraham H. Maslow é muito discutida em aulas.

O estudo defende uma hierarquia das necessidades humanas, elas são divididas em necessidades: fisiológicas, de segurança, sociais, de status/estima e de autorrealização.

A necessidades de status ou estima, é a motivação pelo reconhecimento.

As pessoas buscam meios para se sentirem valorizadas, na vida profissional e também pessoal.

Saiba reconhecer o trabalho de sua equipe e seja o líder que motiva e destaca os pontos positivos.

Reconhece os limites pessoais

Ter um bom relacionamento com os seus liderados é fundamental, mas tome cuidado para não ultrapassar limites.

Cada indivíduo tem a sua particularidade e espaço. Um bom líder sabe respeitar os limites pessoais de cada um dos integrantes de sua equipe.

Não seja invasivo em assuntos que são privacidade de seus liderados.

Sabe tomar decisões

Uma das atribuições do líder é saber tomar decisões assertivas, para isso é preciso estar integrado aos processos da organização e atento ao mercado e aos objetivos da empresa.

Atualmente um gestor de equipe é visto como um profissional que resolve emergências em tempo recorde, mas essa interpretação é um tanto quanto equivocada e perigosa.

Não caia nessa. O mais importante é resolver as emergências garantindo que eventuais erros ou atrasos não voltem a acontecer.

Acredita e estimula a inteligência coletiva

A responsabilidade de um trabalho em equipe não deve ser direcionada a um único profissional, afinal, os resultados são consequências do envolvimento de todos os participantes do processo.

O líder precisa ser maduro o suficiente para entender que nem sempre terá todas as respostas para a solução dos problemas.

Nesses momentos, conte com a inteligência coletiva de sua equipe.

Essa troca de conhecimento entre os integrantes do projeto contribui para o desenvolvimento do trabalho.

Sabe pedir ajuda quando precisa

Pedir ajuda não é uma demonstração de fraqueza como muitos pensam.

Reconhecer suas limitações e saber pedir ajuda em momentos de incerteza, mostra a humanidade que todo o profissional deve ter.

O líder de sucesso sabe o quanto precisa de sua equipe.

Ser exemplo para seus liderados

O líder deve ser a primeira pessoa a demonstrar disciplina, dedicação e interesse. Ele é o exemplo que os demais colaboradores terão dentro da organização.

Cuidados como: chegar no horário, entregar tarefas no prazo e cumprir as obrigações administrativas, são alguns dos pontos que precisam de atenção redobrada.

>>> Ética profissional: importância, exemplos e como desenvolver

Está sempre a par das novidades do mercado

Um líder de sucesso está por dentro das novidades do mercado, mesmo que seja apenas na sua área de atuação.

Organizações que não acompanham as atualizações do mercado, não sobrevivem por muito tempo.

Mais importante que estar atento a novas tecnologias, é saber identificar se essa novidade tem potencial para beneficiar a organização.

Assumir suas responsabilidades

O mínimo que se espera de um profissional é que ele assuma suas responsabilidades.

Se você é um líder que assume as funções do cargo, consequentemente abre possibilidades, permitindo que e os membros da equipe, e você, conquistem o sucesso profissional.

Não ser apenas um observador

O executivo americano do setor de telecomunicação, Donald McGannon, foi o líder autor da frase “A liderança é ação, não posição”.

Ele morreu em 1984, mas suas palavras seguem como um conselho muito atual.

O ato de observar é sem dúvida, uma característica importante para um líder, porém não pode ser a única.

Para alcançar o sucesso e respeito no mundo corporativo, é preciso fazer: estimule sua equipe a buscar resultados.


Como realizar uma boa gestão de equipe?

Não existe receita mágica e instantânea para ter sucesso na gestão.

Para liderar e transformar os profissionais em uma equipe de alta performance, é preciso ter inteligência emocional e sensibilidade para identificar e resolver conflitos de relacionamento, habilidade para interagir com um grupo diverso, além de ser um facilitador na execução de tarefas do departamento.

Quem pretende seguir carreira na área de liderança tem que trabalhar duro, vestir a camisa da empresa, ter interesse no crescimento interno e desenvolvimento de seus liderados.

Aperfeiçoe também a sua comunicação, seja motivado e autoconfiante.

A atitude positiva, alinhada a criatividade e compromisso pode abrir muitas portas no mercado de trabalho.

Quais erros o líder de equipe deve evitar?

Você pode ser um profissional talentoso, com muita competência e técnica, mas nada disso elimina o fato que irá errar em algum momento.

Cometer deslizes é inevitável, agora transformar essa falha em rotina pode custar seu emprego. A seguir, estão alguns dos erros mais comuns identificados na área:

Se comunicar (muito) pouco com o time

O diálogo é a base de qualquer relacionamento e não seria diferente no âmbito profissional.

O líder que não dá espaço para as ideias de sua equipe, acaba alimentando a falta de motivação e sentimento de desvalorização de todos os envolvidos no projeto.

É um erro não ouvir o que seus liderados têm a dizer ou reagir de maneira negativa quando sugerem algo.

Acomodar-se com suas competências

O mundo está em constante mudança. Não acompanhar as transformações é quase tão ruim quanto não estar preparado para elas.

O ambiente corporativo não permite falhas desse tipo. Esteja atento para não cair no comodismo.

Cair no problema do falar-fazer

Se o seu objetivo é transformar seus liderados em uma equipe de alta performance, suas atitudes devem corresponder a isso.

Caso contrário, seus colaboradores terão a impressão de que as regras não valem para todos e que você só fala, mas não faz.

Qual o perfil de um líder de sucesso?

Um líder de sucesso é paciente, compreensivo e tem discernimento para tomar sempre as melhores decisões.

Deve saber ouvir sugestões e questionamentos da equipe, ter empatia e entender os valores pessoais de todos da organização.

Ser motivado é outra característica fundamental, o líder de equipe deve ser resistente a frustrações, saber como persistir nos objetivos e passar a mesma mensagem aos demais membros da equipe.

É o perfil de que tem visão, paixão, habilidade de comunicação, compatibilidade a cultura e objetivos da organização.

Dicas para ser um bom líder de equipes de sucesso

Estabeleça uma filosofia de liderança e foque no dia a dia

Liderança é sobre produzir outros líderes, não sobre ter seguidores.

A executiva e dona da Magazine Luiza, Luiza Trajano, defende que o “Líder é aquele que leva as pessoas mais longe do que elas acham que podem ir”.

Construa dia a dia uma equipe notável para que no futuro, esses profissionais possam desenvolver outros líderes.

Fale com clareza

comunicação dentro da equipe precisa ser clara, para que todos entendam o que precisa ser feito. Seja o mais claro possível sobre as metas e prioridades de trabalho.

É importante não deixar espaço para mal entendidos.

Defina valores e padrões comuns para todos

Uma equipe que funciona em sintonia tem grandes chances de sobreviver às adversidades do mercado.

Por esse motivo é importante tem valores em comuns com os seus liderados, desta forma, por mais que cada colaborador tenha uma função dentro da engrenagem, todos estarão pautados nos mesmos princípios e isso faz toda a diferença no ambiente organizacional.

Com base no que foi apresentado, é possível afirmar que o líder de equipe é um profissional indispensável dentro das organizações, seja empresas de pequeno, médio ou grande porte, dos mais diversos segmentos do mercado.

Sem um bom líder, a empresa perde em produtividade, lucros e ainda precisa lidar com um alto nível de rotatividade entre os colaboradores, prática que diminui a qualidade no serviço ou produto para o público final.

Agora que você conhece as dicas para ser um bom líder de equipes, continue aprendendo para alcançar ainda mais. 


Fonte: PUC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Líder Persuasivo – Como a Persuasão Contribui Para Uma Carreira de Sucesso!

PUXA SACO DO CHEFE: 5 DICAS DE COMO LIDAR COM PESSOAS QUE GOSTAM DE ATRAPALHAR A EQUIPE

7 DICAS DE COMO CAUSAR UMA BOA PRIMEIRA IMPRESSÃO