Líder Persuasivo – Como a Persuasão Contribui Para Uma Carreira de Sucesso!
Quer ter uma carreira de sucesso? Veja nesse post como o poder de persuasão influencia uma liderança e aprenda como tornar-se um líder persuasivo.
Você se considera um líder persuasivo? Possui facilidade em convencer outras pessoas a concordarem ou trabalharem naquilo que está propondo? Se a resposta for sim, parabéns! Você pode se considerar um líder persuasivo, do contrário, precisa desenvolver essa habilidade para que sua carreira tenha sucesso.
Entenda o que é poder de persuasão. É de extrema importância que você consiga diferenciar poder de persuasão de manipulação. Pessoas manipuladas, mais cedo ou mais tarde perceberão que estão sendo manipuladas e isso pode gerar situações problemáticas no ambiente de trabalho.
Persuadir significa entrar em um processo de apresentação de argumentos com o objetivo de mudar opiniões, motivar ou conseguir apoio do outro. Um líder persuasivo possui habilidades de comunicação objetiva que faz com que os outros realizem ações pelo fato de passarem a enxergar possíveis benefícios.
A persuasão possui relação direta com o poder de argumentar e com conhecimento de causa.
Os Benefícios de ser um líder persuasivo
Uma liderança que utiliza a persuasão como ferramenta produz resultados muito mais eficientes, isso porque há mais entrosamento com os colaboradores. Um líder persuasivo não possui apenas o poder do convencimento, ele também desenvolver uma sensibilidade maior para entender as limitações da sua equipe. A partir daí o processo de encontrar e corrigir falhas fica muito mais fácil e isso logicamente contribui para o crescimento de todos.
Como tornar-se um líder persuasivo
Algo que todos os profissionais devem saber é que a persuasão tanto pode ser algo natural do indivíduo quanto pode ser uma habilidade desenvolvida. Algumas pessoas já nascem com essa característica, já outras precisam utilizar técnicas específicas para desenvolvê-la.
Não existe diferença em um líder persuasivo autodidata e um que estudou para isso, contanto que o segundo realmente tenha entendido o sentido da coisa.
Confira 4 dicas para se tornar um líder persuasivo e alcançar uma carreira de sucesso:
1. Mantenha uma comunicação clara e objetiva
É fundamental que as pessoas consigam entender o que você realmente deseja e não parcialmente. Trabalhe para que seu discurso seja o mais simples possível e de fácil entendimento. Nada de palavras rebuscadas. O ideal é que você analise o grau de conhecimento do seu quadro de funcionários para desenvolver uma fala mais assertiva.
2. Demonstre vantagens
Não é interessante só se referir aos benefícios para a empresa. A persuasão consiste em convencer o outro de que ele também terá suas vantagens ao realizar determinada ação. Você precisa aumentar a produtividade e solicita mais organização? O que eles vão ganhar com isso?
3. Aprenda a escutar
Um líder persuasivo deve ter um discurso forte e embasado, deve ser objetivo, mas nada disso surtirá efeito se ele não souber escutar. É escutando que você ganhar a simpatia, se faz parecer mais humano. É dessa forma que as pessoas não verão problema em ser persuadidas. Procure alternativas para desenvolver uma oratória eficiente.
4. Reciprocidade
É importante, além de apontar falhar, enxergar e citar os acertos. Sempre que possível, parabenize sua equipe por trabalhos realizados, por resultados melhores etc.
Essas são 4 dicas fundamentais para você que deseja se tornar um líder persuasivo. Siga cada uma delas e prepare-se para o sucesso!
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Fonte: LinkedIn
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