quinta-feira, 22 de junho de 2023

Líder Persuasivo – Como a Persuasão Contribui Para Uma Carreira de Sucesso!

O LÍDER PERSUASIVO



Quer ter uma carreira de sucesso? Veja nesse post como o poder de persuasão influencia uma liderança e aprenda como tornar-se um líder persuasivo.

Você se considera um líder persuasivo? Possui facilidade em convencer outras pessoas a concordarem ou trabalharem naquilo que está propondo? Se a resposta for sim, parabéns! Você pode se considerar um líder persuasivo, do contrário, precisa desenvolver essa habilidade para que sua carreira tenha sucesso.

Entenda o que é poder de persuasão. É de extrema importância que você consiga diferenciar poder de persuasão de manipulação. Pessoas manipuladas, mais cedo ou mais tarde perceberão que estão sendo manipuladas e isso pode gerar situações problemáticas no ambiente de trabalho.

Persuadir significa entrar em um processo de apresentação de argumentos com o objetivo de mudar opiniões, motivar ou conseguir apoio do outro. Um líder persuasivo possui habilidades de comunicação objetiva que faz com que os outros realizem ações pelo fato de passarem a enxergar possíveis benefícios.

A persuasão possui relação direta com o poder de argumentar e com conhecimento de causa.

Os Benefícios de ser um líder persuasivo

Uma liderança que utiliza a persuasão como ferramenta produz resultados muito mais eficientes, isso porque há mais entrosamento com os colaboradores. Um líder persuasivo não possui apenas o poder do convencimento, ele também desenvolver uma sensibilidade maior para entender as limitações da sua equipe. A partir daí o processo de encontrar e corrigir falhas fica muito mais fácil e isso logicamente contribui para o crescimento de todos.

Como tornar-se um líder persuasivo

Algo que todos os profissionais devem saber é que a persuasão tanto pode ser algo natural do indivíduo quanto pode ser uma habilidade desenvolvida. Algumas pessoas já nascem com essa característica, já outras precisam utilizar técnicas específicas para desenvolvê-la.

Não existe diferença em um líder persuasivo autodidata e um que estudou para isso, contanto que o segundo realmente tenha entendido o sentido da coisa.

 

Confira 4 dicas para se tornar um líder persuasivo e alcançar uma carreira de sucesso:

1.   Mantenha uma comunicação clara e objetiva

É fundamental que as pessoas consigam entender o que você realmente deseja e não parcialmente. Trabalhe para que seu discurso seja o mais simples possível e de fácil entendimento. Nada de palavras rebuscadas. O ideal é que você analise o grau de conhecimento do seu quadro de funcionários para desenvolver uma fala mais assertiva.

 

2.   Demonstre vantagens

Não é interessante só se referir aos benefícios para a empresa. A persuasão consiste em convencer o outro de que ele também terá suas vantagens ao realizar determinada ação. Você precisa aumentar a produtividade e solicita mais organização? O que eles vão ganhar com isso?

 

3.   Aprenda a escutar

Um líder persuasivo deve ter um discurso forte e embasado, deve ser objetivo, mas nada disso surtirá efeito se ele não souber escutar. É escutando que você ganhar a simpatia, se faz parecer mais humano. É dessa forma que as pessoas não verão problema em ser persuadidas. Procure alternativas para desenvolver uma oratória eficiente.

 

4.   Reciprocidade

É importante, além de apontar falhar, enxergar e citar os acertos. Sempre que possível, parabenize sua equipe por trabalhos realizados, por resultados melhores etc.

Essas são 4 dicas fundamentais para você que deseja se tornar um líder persuasivo. Siga cada uma delas e prepare-se para o sucesso!

Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe com aquela pessoa que você gosta pra caramba!  Tenho certeza que vai contribuir com o dia dela heim!! Não se esqueça de curtir minha página no Facebook e de me seguir no Instagram onde sempre posto coisas bem legais por lá!!

Fonte: LinkedIn


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como Criar um Programa de Gestão Emocional na Sua Empresa

Por Rafael Querino Imagine uma empresa onde as pessoas não apenas entregam resultados, mas se sentem respeitadas, ouvidas e emocionalmente e...